quinta-feira, 5 de maio de 2011

Por uma educação pública de qualidade!!!!!!

À nós, professores de Escola Pública, que amamos ensinar porém reconhecemos que não basta o nosso esforço em construir conhecimento mas ideais condições de ensino para que haja um processo ensino-aprendizagem de qualidade, quero motivá-los, docentes, a lutar para que a nossa profissão não seja tão desvalorizada. O conformismo nos submete a condições de ensino degradantes, mas a nossa força de vontade e garra para mudar essa lastimável educação pública deve ser maior e por isso ninguém deve nos fazer passivos diante de nossa condição. Eu luto por uma educação de qualidade, quero melhorar ainda mais na arte da docência e, por isso, indigno-me com pessoas que não sabem a importância de educar e acham que prender o aluno em uma sala de aula sem condições de ensino é construir conhecimento. Nada de imposições!!!!!

5 comentários:

  1. Oi Lana,

    Seu blog tá ficando bacana, creio que com desenvolvimento do curso, aprenderemos muitas dicas para melhorarmos os blogs e nossas práticas pedagógicas.

    Um abraço,

    Marcelo Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Profª Fátima
    Minha colega não são apenas as condições precárias a que se encontra a educação, são também as gestões que colaboram para que o processo ensino-aprendizagem não se desenvolva de forma tranquila, equilibrada, com condições para que o aluno construa seu conhecimento, são escolas em que o professor é tratado como um ser mineral,ou seja,não pode externar suas opiniões, cobrar as coisas que não estão caminhando corretamente,não pode faltar,não pode ficar doente.Mas como disse nossa colega professora Amanda Rangel em sua fala no Rio Grande do Norte, nós não podemos ser culpados pelo caos em que se encontra a educação no país.

    ResponderExcluir
  3. Oi Professora Fátima, concordo com você plenamente...são tantas as imposições e que não valem tanto, pois a situação educacional está longe de melhorar. Eu procuro sempre questionar o que acho errado, mesmo que seja no comportamento da direção, porque o que me importa é ensinar dignamente meus alunos...espero que isso mude um dia e possamos nos orgulhar de sermos educadores. Eu também, como a professora Amanda Gurgel, não me sinto constrangida por viver nessa precariedade. Os governantes que são os culpados e devem ter peso na consciência, o que não acontece...mas continuemos a lutar e ter Esperança!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Colegas, concordo com vocês, os problemas estão aí e sabemos bem quais são. Mas ainda acredito na educação, penso que devemos fazer o nosso trabalho com amor, e procurar dar o melhor de nós para nossos alunos, acredito que este é o melhor caminho. Sozinhas não podemos mudar o mundo, nem mesmo a escola onde trabalhamos, mas podemos mudar a nossa sala de aula, e contribuir na conscientização de nossos alunos, e juntos quem sabe, cada um fazendo a sua parte, ir aos poucos mudando esta realidade.

    Abraço
    Meu blog: http://betefreitasm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz em saber que existem muitos educadores indignados com a forma como vem sendo tratada a educação, pois parece que uma boa parte já "se acomodou" e acha que não tem mais jeito. Mas, é preciso mais que indignação, precisamos ir a luta e mobilizar a comunidade escolar a lutar por uma educação de fato de qualidade.
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir